Construtora Catarinense - Blog - Chapecó: 5 razões para morar na cidade
Fale Conosco

Chapecó: 5 razões para morar na cidade

04/07/2019

Quem conhece Chapecó, se apaixona. E quem mora em Chapecó,com certeza deseja continuar vivendo na cidade por muito tempo. Foi por issoque nós da Construtora Catarinense escolhemos construir nossa história nessacidade linda e cheia de atrativos. O espírito aventureiro e trabalhador do povochapecoense sempre estiveram e estão presentes até hoje, assim como seu empenhoem tornar sua terra um lugar especial para se viver.

 

E quem nunca nem visitou Chapecó, o que pode encontrar aquide especial? Foi pensando nisso que preparamos esse post. Para mostrar parapessoa de todo o Brasil os motivos que tornam essa cidade uma verdadeira joiado Oeste de Santa Catarina. Separamos então cinco ótimos motivos para convencerqualquer um a se mudar de mala e cuia para nossa cidade, assim como a famíliaMascarello fez tantos anos atrás.

 

Qualidade de vida em  Chapecó

 

Chapecó é uma cidade bonita com povo acolhedor e viver nacidade tem muitos outros atrativos, sendo um dos principais a qualidade devida. Para termos uma boa ideia, podemos analisar uma série de fatores, como asituação da economia, a estrutura de serviços como bancos, restaurantes ecomércio em geral, as opções de lazer, a educação, entre outros.

 

Todos os anos, algumas organizações realizam pesquisas paralevantar esses dados e criar listas com as melhores cidades para se viver. Umadelas foi publicada em 2015 pela Firjan (Federação das Indústrias do Estado doRio de Janeiro) utilizando o IFDM (Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal),que monitora o desenvolvimento socioeconômico nos municípios brasileiros. Nessalista, Chapecó tem posição de destaque como uma das melhores cidades para seviver no país.

 

Com índice de 0,8602 (1 sendo a pontuação máxima),a cidadeapareceu em quarto no estado de Santa Catarina, com desenvolvimento consideradoalto graças aos ótimos resultados nos indicadores de Saúde e Educação e Empregoe Renda. Ou seja: viver em Chapecó é viver em uma cidade preparada para crescerjunto com você.

 

Geração de empregos

 

Uma das maiores preocupações de quem se muda para uma novacidade é o mercado de trabalho. Conseguir uma recolocação profissional em umlugar desconhecido, principalmente nos últimos tempos de incerteza econômica epolítica, pode ser um grande desafio. Pois justamente nesse ponto, Chapecó sedestaca como uma das melhores cidades do estado de Santa Catarina.

De acordo com o Ministério do Trabalho, com base no CadastroGeral de Empregados e Desempregados, Chapecó é uma das 20 cidades catarinensesque mais geraram emprego no ano de 2017. O saldo entre contratações e demissõesfoi positivo, de 2,5 mil vagas, entre os meses de janeiro e outubro.

 

Os setores onde houve maior crescimento foram o da indústriada transformação, com 1,2 vagas a mais, seguido do de serviços, com 554 vagas,do comércio, com saldo de 499 vagas e da construção civil, que registrou 262vagas a mais. Quando comparamos esses números com os do ano anterior, a notíciafica ainda melhor, pois mostra que Chapecó vem registrando um ótimocrescimento, em um ritmo acima da média nacional.

 

Paixão pelo futebol

 

A grande paixão nacional tem cadeira cativa em Chapecó. Todasemana, a cidade se veste de verde para torcer pelo seu principal time, a Chapecoense.Único time participante da Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro edisputando torneios nacionais e internacionais, a Chape leva para dentro docampo toda a garra e a luta do seu povo, ajudando a divulgar o nome da cidade erepresentando com dignidade todo o futebol do Oeste de Santa Catarina.

 

A Chapecoense é relevante também além das quatro linhas dofutebol. O clube tem grande importância também no cenário socioeconômico deChapecó, representando de 10% a 12% do PIB da cidade. Os jogos da Chapecontribuem diretamente na economia local, movimentando bares, restaurantes ehotéis e gerando uma série de empregos diretos e indiretos.

 

Atualmente, a Chapecoense ainda vive um momento dereconstrução, depois do acidente ocorrido no final de 2016, no qual um aviãocom o time e a comissão técnica caiu a caminho da Colômbia. Na tragédia, oclube e a cidade de Chapecó mostraram toda a sua força e conquistaram o apoiode milhões de torcedores do mundo todo, provando que o futebol é muito mais queum esporte e também promove a união, a solidariedade e a inclusão social.

 

Educação

 

Um dos indicativos mais importantes da qualidade de vida é aEducação. Isso significa mais do que apenas ter algumas boas opções de escolapara criar os filhos e também oferecer uma boa estrutura para que a cidade comoum todo possa se desenvolver, criar novas oportunidades e crescer. E nesseimportante quesito, Chapecó também é destaque – internacionalmente, inclusive.

 

A educação na cidade se tornou referência em um projetopiloto desenvolvido pela Organização para a Cooperação e DesenvolvimentoEconômico (OCDE),com a tarefa de levar para o Ensino Fundamental acriatividade e o pensamento crítico. O objetivo da empreitada, seguindo oâmbito do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) – um dos maisrespeitados e renomados do mundo - é colaborar para a formação de jovens maiscriativos e preparados para os novos desafios trazidos pelas mudançastecnológicas.

 

O programa foi abraçado pelos professores chapecoenses, quecriaram uma verdadeira rede colaborativa de informações para desenvolver acriatividade dos alunos dentro de sala de aula. E apesar do projeto ainda estarcomeçando, seus resultados já começam a aparecer – tanto que vários dos 12países que participam do projeto da OCDE estão pegando ideias criadas emChapecó para colocar em prática nas suas escolas.

 

Uma vida sem igual

 

Distante dos números de pesquisas e relatórios baseados emindicadores, na realidade do dia a dia, a vida em Chapecó é simplesmenteencantadora. O clima é agradável na maior parte do ano, com um calor maisacentuado no verão e um inverno curto e ameno, com alguns dias de bastantefrio. Para todos os tipos de pessoas, existem os mais variados tipos de opçõesde lazer e passeios, com vários parques e trilhas para quem gosta da natureza ealguns museus, para quem se interessa por cultura.

 

O calendário da cidade também conta com algumas grandesfeiras de agronegócio, afinal, Chapecó é considerada a capital daagroindústria, e festas típicas, como a Festa da Colonização Alemã e a Festa daSalsicha, que celebram a cultura local.

 

E se tudo isso ainda foi pouco para você se convencer de quea vida em Chapecó tem tudo que você precisa e muito mais, temos outra boanotícia: é só em Chapecó que você encontra os empreendimentos da ConstrutoraCatarinense, obras feitas sob medida para tornar realidade a vida que vocêsempre sonhou. Fale conosco e transforme sua vida para melhor!


Construtora Catarinense Construtora Catarinense. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por BRSIS

O site Construtora Catarinense coleta informações por meio de cookies, que servem exclusivamente para o controle interno de audiência e de navegações no portal, sem a intenção de controlar a privacidade dos usuários. A aceitação de cookies pode ser livremente alteradas nas opções de seu navegador. Para mais informações, acesse e leia nossa Política de Privacidade.