Construtora Catarinense - Blog - Como saber se o apartamento vale o investimento?
Fale Conosco

Como saber se o apartamento vale o investimento?

04/07/2019

O momento atual ébom para investir em imóveis. Junto com essa certeza, vem também uma dúvida:como saber se o apartamento vale o investimento? Trata-se de uma questãobastante pertinente. A alta do mercado imobiliário com certeza oferece aoinvestidor um grande leque de opções, muitas vezes a preços bem competitivos.Ao mesmo tempo, ela também atrai a atenção de muitas pessoas, transformando aaquisição de um apartamento em uma verdadeira competição.

 

Nessa hora, é muitoimportante saber como fazer a escolha certa. Isso evita que você perca tempocom opções pouco vantajosas e concentre seus esforços em oportunidades querealmente valem a pena. E, para conseguir isso, é preciso analisar se de fatoaquele apartamento vale o investimento. Assim, vamos ver algumascaracterísticas que você deve analisar enquanto pesquisa por um apartamento.

 

Vantagens doinvestimento imobiliário

 

O primeiro passopara determinar se o apartamento vale o investimento é entender as vantagensque esse tipo de negócio traz para você. Basicamente, são três vantagensprincipais:

 

  1. Segurança: uma vez que o seu apartamento está devidamente registrado, são poucas as chances de você perdê-lo, algo que só ocorre em casos de inadimplência.
  2. Retorno do Investimento: a possibilidade de reaver seu investimento é grande com o apartamento. Isso porque você tem outra opção além de vendê-lo: o aluguel. Além de recuperar seu investimento, você ainda mantém seu patrimônio.
  3. Diversidade: existem diversos tipos de imóveis que representam diversos tipos de investimentos diferentes: terrenos, salas comerciais, galpões, etc. Dessa forma, você dilui seus riscos.

 

Riscos doinvestimento imobiliário

 

É natural que uminvestimento de alto valor como o imobiliário ofereça também alguns riscos. Esaber quais os principais a serem analisados é fundamental para decidir se o apartamentovale o investimento. Então, antes de tomar uma decisão preste bastante atençãonos seguintes fatores:

 

  1. Liquidez baixa: no momento em que você decidir vender seu apartamento para reaver o investimento, terá que esperar até encontrar um comprador. E às vezes isso pode demorar bastante. Além disso, se você estiver precisando de uma quantia menor do que o preço do apartamento, digamos a metade dele, a opção de vender apenas uma parte é inexistente.
  2. Alto investimento inicial: comprar um apartamento, uma casa ou um terreno exigem que você tenha bastante dinheiro disponível em caixa. Do contrário, terá que optar por um financiamento e abrir mão de parte do seu lucro.
  3. Oscilação do mercado: quando o mercado enfrenta um período de baixa, fica difícil arranjar compradores e o preço do seu apartamento sofre uma queda.

 

Como saber se o apartamentovale o investimento

 

Conhecendo asprincipais vantagens e riscos dos investimentos imobiliários, fica mais fácilsaber se o apartamento vale o investimento. Para isso, é preciso levar emconsideração alguns pontos importantes nesse tipo de negócio:

 

Seja racional: quando você faz um investimento em um apartamento, precisa ter umobjetivo definido. Você vai morar nele? Vai revendê-lo? Ou está pensando emalugá-lo? Isso faz toda a diferença, pois define o que é importante que eletenha. Por exemplo, comprar um apartamento muito bonito em uma região poucovalorizada faz pouco sentido se o seu objetivo é a revenda.

 

Faça as contas: às vezes você se depara com uma oportunidade incrível e tem certeza queo apartamento vale o investimento. É preciso ser cuidadoso. O que define um bomnegócio é mais do que apenas o preço e também a sua capacidade de pagá-lo.

 

Antes de assumirqualquer compromisso, faça uma simulação detalhada de como seriam seus gastosse você comprasse o apartamento. Dessa forma, você tem certeza que poderealizar a compra. De acordo com os especialistas, o investimento no apartamentodeve ser de, no máximo, 20% do seu orçamento mensal. Se você já possui algumaoutra parcela, como a de um carro, por exemplo, o valor da parcela doapartamento deve ser somado e ficar abaixo dos 20%.

 

Na hora de fazer ascontas, lembre-se também que, dependendo do tipo de negócio que você fizer, opagamento do apartamento vai demorar muito tempo para ser quitado e é possívelque sua situação financeira mude nesse período. Então tenha bastante cuidado eassuma a dívida apenas se você tiver a certeza de que pode arcar com ela.

 

Pense a longo prazo:se você está pensando em adquirir um apartamentopara investir, antes mesmo de fazer sua compra já deve começar a visualizar avenda. Na prática, isso significa começar a pensar desde cedo qual a melhorforma de negociá-lo.

 

Em alguns casos,será necessário fazer um novo investimento adicional para torná-lo maisatrativo. É muito comum ver pessoas comprando imóveis e reformando-os paraaumentar seu valor e revender depois. Você precisa tomar cuidado: nesse tipo denegócio, o valor do investimento também aumenta.

 

Uma das maneirasmais simples e garantidas de lucrar nesse tipo de operação é fazendo uma vendafinanciada do apartamento. Assim, ao invés de pagar ao banco, o comprador pagaa você, que lucra com os juros.

 

Faça uma boapesquisa: a melhor maneira de verificar se oapartamento vale o investimento é analisando todos os detalhes referentes aele. Isso inclui absolutamente tudo que diz respeito ao empreendimento: seutipo de construção, materiais utilizados e idade da obra.

 

Outros dois fatorestambém são muito importantes. O primeiro é a localização. Procure descobrircomo anda a valorização do bairro, quais as perspectivas para o futuro emrelação a obras que possam alterar sua situação e questões como mobilidadeurbana e proximidade a supermercados, escolas e hospitais.

 

O segundo é aconstrutora envolvida na obra. Pesquise seu histórico e veja qual a sua imagemno mercado, se ela é de confiança e se possui boa reputação entre seusclientes. Investir em boas construtoras é praticamente uma certeza de que o apartamentovale o investimento.

 

E se você estiverpensando em comprar um apartamento e precisa de uma boa construtora com umhistórico de grandes realizações e ótimos produtos, entre em contato conosco.Na Construtora Catarinense, você encontra uma parceira pronta para tirar todasas suas dúvidas e realizar seu grande sonho de adquirir um apartamento. Vamosfazer grandes negócios juntos!

 


Construtora Catarinense Construtora Catarinense. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por BRSIS

O site Construtora Catarinense coleta informações por meio de cookies, que servem exclusivamente para o controle interno de audiência e de navegações no portal, sem a intenção de controlar a privacidade dos usuários. A aceitação de cookies pode ser livremente alteradas nas opções de seu navegador. Para mais informações, acesse e leia nossa Política de Privacidade.