Construtora Catarinense - Blog - Cenário Imobiliário: é hora de comprar?
Fale Conosco

Cenário Imobiliário: é hora de comprar?

04/07/2019
Em relação há alguns anos, o Brasil vive um momento econômico de crescimento. Isso impacta diretamente o cenário imobiliário, que se mostra mais promissor para novos investimentos, com taxas de juros mais baixas e expectativa pela melhora da oferta de crédito. Mesmo assim, há uma série de outros fatores que precisam ser levados em conta, o que leva muitas pessoas à famosa dúvida: é hora de comprar um imóvel?
A resposta é um pouco complexa. Afinal, estamos falando de um investimento alto que costuma comprometer boa parte das economias das pessoas. Para ter uma boa resposta, precisamos analisar alguns pontos importantes que compõem o cenário imobiliário atual. 

O ciclo do mercado imobiliário

A melhor forma de analisar se realmente vale a pena comprar imóveis no atual cenário imobiliário é entendendo como funciona seu ciclo de mercado. Basicamente, são quatro fases que se precedem e sucedem progressivamente. A partir do momento que você consegue identificar por qual fase o mercado está passando, aumenta consideravelmente sua chance de realizar bons negócios imobiliários:
1.Boom: é a fase de alta do mercado imobiliário, marcada por uma economia aquecida e mercado de trabalho estável, com elevada taxa de ocupação, alto preço dos imóveis, normas de crédito relaxadas e baixa taxa de juros. Um exemplo é o período de 2008 a 2013, quando havia grande expectativa pelos eventos que o Brasil sediaria (Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016).
2.Excesso de oferta: essa fase vem depois do boom e se caracteriza pela oferta ser maior que a procura. As construtoras têm um alto número de empreendimentos no estoque. Assim, a taxa de ocupação diminui, a atividade de construção se desacelera e o preço dos imóveis cai, gerando diminuição do crédito e crescimento do endividamento.
3.Recessão: a oferta continua a crescer, a taxa de desocupação aumenta e os preços caem. Como consequência, acontece a restrição nas linhas de crédito e a queda na atividade de construção.
4.Recuperação: o setor volta a se expandir através de incentivos financeiros. As construtoras passam a investir novamente no setor, aumentando o número de lançamentos. Como a oferta continua alta, surgem boas ofertas e a taxa de desocupação começa a cair. 
Normalmente, uma fase de baixa costuma durar 4 anos (8 semestres). Atualmente, passamos pela maior recessão do segmento no Brasil, com uma queda de 7% entre 2015 e 2016. Felizmente, essa fase já ficou para trás e, atualmente, estamos no período de recuperação. Ou seja, a chance de encontrar bons negócios imobiliários é grande. 

Cenário imobiliário: expectativa de crescimento

Para termos uma ideia mais clara do atual momento imobiliário no país, é importante analisarmos as estimativas das entidades do setor. De acordo com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC),em 2018 os lançamentos e as vendas de imóveis residenciais devem ter um crescimento de cerca de 10% em relação ao ano anterior. 

O número é considerado bom, de acordo com especialistas, e poderia ser ainda melhor se a Reforma da Previdência já tivesse ocorrido. Mesmo assim, a taxa de 10% de crescimento representa um aquecimento do mercado, pois é superior aos números de 2017, que ficaram em 5,2% para lançamentos e 9,4% para vendas. 

Fatores que incentivam a compra de imóveis

O otimismo de entidades do setor em relação ao atual cenário imobiliário tem um bom motivo. Alguns fatores contribuem para a previsão de crescimento nos próximos meses. Entre eles:

Queda na taxa de juros: a Selic, taxa básica de juros, caiu de 14,25% em julho de 2015 para 7% em dezembro de 2017, um número que incentiva a compra de imóveis, já que a cada ponto reduzido na Selic, a receita mínima exigida para o financiamento cai entre 6% e 8%. 

Boas ofertas de preços: a recessão afetou bastante o cenário imobiliário nos últimos anos, causando uma queda na venda de imóveis, principalmente entre 2014 e 2016. Graças a essa queda na procura, hoje é possível encontrar ótimas ofertas para quem deseja comprar um imóvel.

Abertura da linha de crédito pró-cotista pela Caixa: nesse ano, a Caixa Econômica reabriu sua linha de crédito destinada a trabalhadores que tem conta no FGTS. Isso oferece uma opção em conta para quem deseja comprar imóveis e também ajuda o mercado a retomar a confiança, contribuindo para que mais instituições financeiras se sintam motivadas a oferecer linhas de crédito imobiliário. 

Cenário Imobiliário: é hora de comprar?

Depois de todas essas informações sobre o momento do cenário imobiliário, podemos afirmar que sim, essa é a melhor hora para se comprar um imóvel. O mercado vive seu melhor momento em muitos anos em termos de opções e ainda é possível encontrar ótimas ofertas de preço e condições de pagamento graças à má fase iniciada quatro anos atrás. Ao mesmo tempo, o bom momento da economia favorece o surgimento de opções de financiamento e crédito imobiliário.

Por isso, se você finalmente decidiu aproveitar as condições do cenário imobiliário e dar o grande passo que é comprar o imóvel, temos algumas dicas:

Faça uma reserva financeira de pelo menos 6 a 12 meses de salário para a compra.
Leve em conta imprevistos que podem comprometer parte da sua renda (como doenças).
Planeje-se: faça uma simulação no banco para ver quanto custariam suas parcelas e se você tem condições de pagar.
Dê sempre o máximo que puder como valor de entrada para baratear as parcelas.
Tenha em mente que você pode ter que abrir mão de muitas coisas para realizar seu sonho.
Encontre uma construtora confiável para ter a certeza de um ótimo negócio.

Chegou a hora de realizar o grande sonho da sua vida? Então venha falar conosco. Aqui na Construtora Catarinense você encontra uma parceira confiável, com um extenso histórico de qualidade em empreendimentos de alto padrão, completos e cheios de conforto para você e sua família. Temos diversas opções de imóvel e oferecemos condições diferenciadas de pagamento para que você realize a grande conquista da sua vida da forma mais tranquila possível. Vamos fazer um ótimo negócio juntos!


Construtora Catarinense Construtora Catarinense. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por BRSIS

O site Construtora Catarinense coleta informações por meio de cookies, que servem exclusivamente para o controle interno de audiência e de navegações no portal, sem a intenção de controlar a privacidade dos usuários. A aceitação de cookies pode ser livremente alteradas nas opções de seu navegador. Para mais informações, acesse e leia nossa Política de Privacidade.