Construtora Catarinense - Blog - Apartamento dos sonhos: o que você precisa saber antes de procurar um novo imóvel?
Fale Conosco

Apartamento dos sonhos: o que você precisa saber antes de procurar um novo imóvel?

04/07/2019
Encontrar o apartamento dos sonhos é uma grande conquista para qualquer pessoa. À medida que o tempo passa, é normal acabar precisando de um novo lugar para viver. Seja porque a família aumentou, por necessidade, por vontade de algo diferente ou até pela possibilidade de finalmente conquistar o lar que você sempre quis. Então, chega a hora de procurar um novo imóvel.

Na busca pelo imóvel é importante ficar atento,pois existem uma série de fatores e outros detalhes que você precisa levar em consideração. Para ajudar você nessa tarefa, preparamos esse post resumindo tudo que você precisa saber antes de procurar um novo apartamento. Então, aproveite e fique devidamente preparado antes de sair à procura do seu apartamento dos sonhos. 

Apartamento dos sonhos: qual o tipo de imóvel que você procura?

O primeiro passo é também o mais importante: afinal de contas, qual o tipo de apartamento que você procura? Porque se você está buscando um novo imóvel, isso significa que o atual deixou de atender suas necessidades. Então, você já deve ter algo em mente.Além de uma ideia inicial você precisa observar no seu dia a dia momentos e situações que exigiram algo diferente do apartamento atual.

Essa definição é bastante importante. Para encontrar o apartamento dos sonhos, é preciso ter muito foco. A pesquisa por uma nova localidade costuma trazer um grande número de opções que, após uma análise mais detalhada, se mostram inadequadas. Isso resulta em uma grande perda de tempo e talvez até motivação por parte do comprador. Nossa sugestão é que você faça uma pequena lista com o que você considera essencial e avalie criteriosamente cada lugar visitado. 

Limite de financiamento

Na hora de pedir o empréstimo no banco para fechar o negócio, é muito importante que você esteja devidamente preparado para conseguir integralmente o valor que necessita. Os bancos oferecem a opção de fazer um crédito pré-aprovado, que nada mais é do que uma simulação de empréstimo que ajuda você a entender o quanto da sua renda ficará comprometida para o pagamento das parcelas. Assim, você saberá exatamente o tamanho do investimento mensal que precisará ser feito. 

Lembre-se também de considerar que sua situação financeira pode mudar durante o pagamento do empréstimo e também o momento da economia do nosso país. Os especialistas recomendam que você faça uma simulação e procure viver por algum tempo apenas com o dinheiro que sobraria com o valor das parcelas descontado. Se for muito difícil, você deve procurar um valor menor para financiar. 

Custos envolvidos

Você viu o preço do imóvel e conseguiu o financiamento necessário. Você também deve levar em conta o pagamento de outros custos burocráticos. Existe uma série de documentos, taxas e impostos que precisam ser devidamente regularizados e isso tem um custo alto – segundo estudos, eles podem chegar a representar até 12% do valor total do imóvel. Os bancos também costumam cobrar uma série de taxas e seguros na hora de liberar o financiamento, algo que também deve ser considerado por você.

A melhor coisa a fazer é entrar em contato com um consultor imobiliário de uma construtora de confiança e tirar com ele todas as dúvidas referentes a esses detalhes. Ele é a pessoa mais indicada para ajudar você a conquistar o seu apartamento dos sonhos. 

Olhar de investidor

Conquistar o apartamento dos sonhos do jeito que você sempre quis é a realização de um sonho e também um grande investimento. Lembre-se sempre disso na hora de negociar. 

Isso significa valorizar aspectos que pode passar despercebidos, como a possibilidade de reformá-los para aumentar o seu valor de mercado. Mudanças como a instalação de uma cozinha planejada, uma varanda fechada ou a construção de um ofurô podem elevar o preço do seu apartamento e representar um grande negócio para você. Fique atento também à localização e as obras que existem em seu entorno. Isso também pode fazer o preço variar bastante.

De uma maneira geral, também é fundamental observar a situação do mercado atualmente e em relação a um ano atrás. Assim você consegue perceber se ele está em alta ou em baixa, em crescimento ou em queda e pode decidir melhor a hora certa de fazer a compra. 

Pense além do apartamento dos sonhos

Outro ponto muito importante na hora de encontrar seu apartamento dos sonhos é considerar fatores que vão além do imóvel em si. O mais importante deles, sem dúvida, é a localização. Pesquise como é a qualidade de vida na região, quais os principais problemas, o que os moradores locais têm a dizer. Fique atento também à existência de locais como supermercados, farmácias e restaurantes nas proximidades. Um local muito afastado, por mais perfeito que possa parecer, acabe se tornando uma verdadeira dor de cabeça com o passar do tempo.

Analise também questões como acesso e segurança, pontos imprescindíveis para uma boa qualidade de vida. Já a proximidade ao seu local de trabalho, questão normalmente considerada importante pela maioria das pessoas, deve aparecer no final da sua lista de prioridades. Afinal, mudar de emprego é bastante comum. 

Com essas dicas, você com certeza está preparado para encontrar mais do que um novo apartamento, o seu verdadeiro apartamento dos sonhos. Lembre-se sempre de avaliar com cuidado cada opção e fazer todas as contas necessárias para ver exatamente qual o seu limite. Lembre-se também de visitar os imóveis sempre que possível. Fazer compras à distância pela internet é muito prático, mas você só conseguirá fazer uma avaliação realmente confiável com seus próprios olhos.

Se você já realizou todos esses passos e está pronto para conquistar o seu apartamento dos sonhos, venha falar conosco. Na Construtora Catarinense, temos excelentes opções para quem busca qualidade de vida, conforto, sofisticação e diversas opções de lazer para toda a família. Fale com nossos consultores e aproveite!


Construtora Catarinense Construtora Catarinense. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por BRSIS

O site Construtora Catarinense coleta informações por meio de cookies, que servem exclusivamente para o controle interno de audiência e de navegações no portal, sem a intenção de controlar a privacidade dos usuários. A aceitação de cookies pode ser livremente alteradas nas opções de seu navegador. Para mais informações, acesse e leia nossa Política de Privacidade.